Saiba porque esse fruto é considerado raro no mundo

É a maior semente do mundo e se parece com uma nádega, que fruto é esse?



Lodoicea maldivica, é uma palmeira rara que só pode ser encontrada na ilha Prasli (Seicheles na África). É considerada rara por várias razões e uma em especial, a começar pelo tamanho.

 A Lodoicea Maldivas cresce até 30 metros de altura, sendo facilmente identificada, tanto pelo seu tamanho como também, por possuir frondes enormes que alcançam os 10 metros de comprimento e 4 metros de largura.


Imagem da Internet 

Ela também possuem uma longevidade imprecionante, podendo viver em média, entre 200 a 400 anos. Mas ainda assim é considerada uma espécie em extinção, justamente por conta da demora da sua reprodução e disseminação. Por exemplo, o tronco desta árvore só pode ser visto com 15 anos de idade e ela só pode gerar um descendente aos 35 anos. E seu fruto leva de 6 a 7 anos para amadurecer.

imagem da Internet

Mas a característica mais evidente desta espécie é a sua semente, que pode chegar a pesar mais de 30 kg. Tal fruto é bem similar ao coco, por isso é chamado de "coco-do-mar", justamente por seu enorme tamanho e peso. Outra curiosidade dessa semente considerada a maior semente do mundo, é o formato que se assemelha as coxas e nádegas de uma mulher, fato este que até mesmo inspirou um dos nomes antigos da espécie, Lodoicea callipyge, que significa “belas nádegas” em grego.

Desde 1991, o governo de Seychelles criou leis para  proteger essa espécie tão rara que só existe por lá. 

Até a UNESCO decretou, em 1984, que a floresta natural de coco-do-mar ( a Reserva da Natureza do Vallé de Mai), faz parte do Patrimônio Mundial e deve ser preservada para as gerações futuras. 

Desde que vi pela primeira vez em uma matéria, fiquei impressionado com essa árvore, principalmente pelo formato do seu fruto, peculiaridade dessa nossa natureza tão bela.